PHOENICOPTERIDADE

ADONIS GALVÃO
PHOENICOPTERIDAE

EXPOSIÇÃO
EXHIBITION
15/12/21 - 16/01/22

CULTURA NO CENTRO
MADEIRA SHOPPING
PISO 0 LOJA 33
Caminho Santa Quitéria 45 FunchaL
Seg a Dom das 10:00 às 22:00

A exposição está oficialmente aberta, contudo não haverá uma abertura tradicional.
Convido a todos para uma apresentação da exposição no dia 17, sexta, a partir das 18 hs, quando estarei presencialmente para recebê-los.

Agradecimentos ao Madeira Shopping e equipe, em especial ao Diretor de Marketing Nuno Alves pelo convite, apoio e dedicação na concretização da exposição.
Agradecimento ao Manoel Canada pelo texto de apresentação e a todos os parceiros e amigos envolvidos na minha produção.

APRESENTAÇÃO

A exposição PHOENICOPTERIDAE (Família de Flamingos) é composta pela série DÉCOLLAGE com 18 trabalhos, 2 trabalhos recentes, sendo um relativo à ILHA DA MADEIRA e 1 painel criado para a exposição.
Décollage - A palavra francesa décollage se traduz literalmente como decolagem, arrancar, “para se tornar descolado” ou “para descolar-se”. Na arte, é o oposto de colagem, em vez de uma imagem que está sendo construída de todo ou partes de imagens existentes, ele é criado por cortar, rasgar ou de outra forma remover pedaços de uma imagem original. Neste trabalho o Artista se utiliza de uma forma original da qual extrai outras formas para expressar sensações transformadas em cenas geometrizadas.
Ilha da Madeira - A Ilha lhe pareceu, numa primeira impressão, ser um Portugal tropical, entre parreiras e bananeiras, voltada ao Sul para o Brasil e ao Norte para a Europa. É em Funchal onde se encontra a única obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em Portugal, o projeto do Hotel e Casino do Funchal e tantas outras influências onde é inserido o flamingo, se baseando na paisagem que o Artista vê de sua casa. Assim fez o “ILHÉU-ILHA + EU”. Apresenta também o “ESPELHO” como uma abordagem ao infinito. O Painel interativo “FLAMINGO, EU? POSE DE MÁSCARA POR FAVOR!” sugere interação com o público.

 

The PHOENICOPTERIDAE exhibition (Family of Flamingos) consists of the series DÉCOLLAGE with eighteen pieces, two recent works, one having a relationship to the MADEIRA ISLAND, and one panel created for exhibition.
Décollage - the french word décollage is literally translated as “lift-off”, “taken off”, "to be aflight". In nature, it is the opposite of a collage, in the form of an image that is made from all or parts of other existing images, it is created by shortening, ripping, or otherwise forming an image from an original image. In this series, the Artist uses an original original form from which to extract other shapes to express sensations transformed into geometric scenes.
Madeira Island - The island gives a first impression of being a tropical Portugal, between grape vines and banana trees, facing south to Brazil and north to Europe. It is in Funchal, where the only project of Brazilian architect Oscar Niemeyer is found in Portugal, the Funchal Hotel and Casino. This project, and many other influences, are where the flamingo is inserted, based on landscapes that the Artist has from his house. This made the “ISLANDER-ISLAND+EU”. The “MIRROR” is also an approach to the infinite. The interactive panel “FLAMINGO, EU? PLEASE POSE WITH YOUR MASK!” suggests interaction with the public.

Série Décollage|Link

PHOENICOPTERIDAE

O universo das aves, o encanta. Seu canto, sua plumagem, sua estrutura, suas expressões e cotidiano. Sobre esse mundo Adonis Galvão explora aquilo que é custoso para qualquer ser vivo: Resistir. A luta pela sobrevivência, como consequência a batalha, em busca de afirmação, comida, reconhecimento...
Adonis explora o mundo das aves para construção de uma narrativa do indivíduo diante do mundo, uma narrativa simbólica e subjetiva onde as aves são colocadas no lugar do homem, um paralelo entre os dois mundos: Ave e humano. O sonho do homem de voar, de deslocar em busca de novas terras, o encontro com outras civilizações e a barbárie desses contatos.
Os flamingos em questão estão para nós como nós estamos para eles, em busca de um espaço na sociedade. Um espelho, uma reflexão sobre nossos hábitos, nossas angústias, nossas buscas, nossos encontros. O Flamingo é sempre uma ave passageira, vive em bandos em busca de um habitat semelhante, frutífero para sua subsistência. O deslocamento, o nômade, a imigração, a conquista de novos territórios. O homem primitivo como consequência da nossa modernidade.
O trabalho artístico do Adonis revela esse deslocamento, um olhar para nossa origem e nossa sociedade. Pequenos bandos, um grupo, um coletivo...
Plasticamente a leveza do trabalho, com a construção estrutural do flamingo, com sua cor e seu contorno nos trás uma alegria, uma composição dentro de uma rigidez de forma e linhas, onde as cores poeticamente preenchem o espaço numa afirmação cromática reduzida a poucas tonalidades. O trabalho digital nos coloca dentro dessa polaridade entre o passado, onde as aves repetem incansavelmente seus gestos, com uma contemporaneidade, uma possível utopia de novos tempos. Através de recortes e uma composição geométrica cria uma estilização particular, onde o flamingo se encaixa dentro do postulado do desenho. Uma obra particular na exploração da nova mídia para uma confecção contemporânea sobre uma temática da nossa existência. Uma busca incansável para realizar uma poesia da humanidade.
O Flamingo é a questão em jogo, o nosso sonho e a nossa realidade.

"Manoel Canada"
 

The universe of birds enchants: their song, their plumage, their structure, their expressions and their daily life. It is about this world Adonis Galvão explores that which is a challenge for any living creature: Resisting. The fight for survival, as a consequence of battle, in the search for affirmation, food, recognition ...
Adonis explores the world of the birds for the construction of a narrative of the individual in facing the world, a symbolic and subjective narrative where the birds are put in the place of people, a parallel between the two worlds: bird and human. The dream of flying, of dislocating in the search of new lands, the encounter with other civilizations, and the barbarism of these contacts.
The flamingos in question are for us as we are for them, looking for a space in society. A mirror, a reflection on our habits, our anguish, our searching, our encounters. The Flamingo is always a passing visitor, living in flamboyances looking for a small habitat, fruitful for its subsistence. The development, the nomination, the immigration, the conquest of new territories. The primitive man as a consequence of our modernity.
The artistic work of Adonis reveals this dislocation, a look to our origin and our society. Small flamboyances, a group, a collective ...
Visually the lightness of the work, as well as the structural construction of the flamingo, with its core and curves brings us cheer, a composition within a rigidity of form and lines, where colors poetically fill the space in a reduced, chromatic affirmation in few tones. The digital work puts us inside this polarity between the past, where the birds repeat tirelessly their movements, with a contemporaneity, a possible utopia of new times.
The cutouts and a geometric composition create a unique stylization, where the flamingo is enclosed within the setting of the design. A unique work on the exploration of new media for a contemporary making on a theme of our existence. An inexplicable search for a poem of humanity.
The Flamingo is the question at hand, our dream, and our reality.

"Manoel Canada"

TEXT

CORREIO DOS AÇORES
30 de janeiro de 2022

Crónica da Madeira

Os Flamingos de Adonis

Por: João Carlos Abreu

 

Toda arte é uma forma

de literatura, porque toda arte é dizer qualquer coisa. 

Há duas formas de dizer-falar e estar calado.

As artes que não são a literatura  são as projeções de 

um silêncio expressivo. Fernando Pessoa

in “Presença nº 48” (1936)

 

Voar mais alto é ambição humana. Voar nos céus da própria imaginação é o esplendor da realidade que nos rodeia e nos faz inventores de mundos novos. O sonho comanda a vida: a descoberta de paraísos mergulhados nos oceanos; terras que se perdem na distância, onde o bater das asas dos pássaros são sinfonia, porque eles desenham Danças em céus resplandecentes de sol.

A vida de Adonis é um sonho permanente; é uma história que apaixona, por ele e pelos seus flamingos, onde a cor e a poética se juntam num inacreditável jogo de traços que dão formas e vida às aves, metendo-as em confronto com o homem numa linguagem recheada de beleza. Essas aves elegantes que tatuam sombras, quando se deslocam e estabelecem pactos secretos com o artista - pintor, porque ele rendido à natureza entende-as e as recria através de uma obra extraordinária, com técnicas inovadoras.

Galvão Adonis, o seu segundo nome na mitologia fenícia-grega significa beleza e Juventude. Nasceu nesse país onde as paisagens transbordam em poesia e agigantam-se no esplendor enfeitiçante – Brasil. Ali, onde se misturam todos os credos e raças, há uma infindável quantidade de aves. Os flamingos fazem parte desse universo. Atraído por eles Adonis, jovem, esbelto, sensível e observador atento dedica-se ao mundo das aves, porque as ama e faz delas projeção de silêncios expressivos.

“Adonis explora o mundo das aves para a construção da narrativa do indivíduo diante do mundo, uma narrativa simbólica e subjetiva onde as aves são colocadas no lugar dos homens. Um paralelo entre dois mundos: Ave e Humano” 

Um dia Adonis decidiu sair do Brasil, nada acontece por acaso, chegou à Madeira. Apaixona-se loucamente Pela ilha. Às vezes digo que a paixão é uma invenção, mas aqui influenciou-o as paisagens, o olhar doce das crianças, o sorriso da população, o exotismo tropical que, ao mesmo tempo, se veste de Europa nos seus hábitos.

Cabelos longos, despenteados, olhar expressivo Adonis, tem um discurso bem construído, as palavras com ritmo musical. Ele não me conhecia pessoalmente, mas fazia questão que eu visitasse a sua exposição. Através de um amigo fez-me um convite. Lá fui e devo dizer que fiquei encantado com os seus flamingos. É como se eles se movimentassem no grande salão e viessem ao meu encontro e me abraçassem na alegria de um festival de amigos.

Leio de novo as palavras de Manoel Canada, um texto bem elucidativo, que transmite a força e a sensibilidade do artista:

“Adonis revela um olhar para a nossa origem e a nossa sociedade. Plasticamente a leveza do trabalho, com a construção estrutural do flamingo, com a sua cor e contorno.

Traz uma alegria, uma composição dentro da rigidez de formas e linhas, onde as cores poeticamente preenchem o espaço numa afirmação cromática, reduzida a poucas tonalidades.”

Adonisa beleza dos teus flamingos é o testemunho do teu talento e sensibilidade; é  teu olhar estendido num campo mais vasto que alcanças com a tua alma vestida de amor. A tua linguagem poética tem a beleza das deusas que te atraem e influenciam.

Parabéns pela tua obra e obrigado pelos momentos enriquecedores que me proporcionastes.

 

LINK DA MATÉRIA

EXHIBITION PHOTOS

CLIPPING

PHOENICOPTERIDADE

A exposição Phoenicopteridae que aconteceu de 15 de dezembro de 2021 a 15 de janeiro de 2022, transcorreu com êxito, muitas visitas, presença de público, amigos e figuras públicas.
Eu não poderia estar mais satisfeito com tamanha receptividade.
Agradeço ao grupo SONAE SIERRA pelo projeto CULTURA NO CENTRO no MADEIRA SHOPPING que me proporcionou expor meu trabalho.
Agradeço a esses que participaram ativamente na concretização da exposição:
Salomão Faria;
Benjamin Williams;
Nuno Alves;
Manoel Canada.

 

 

Contei com o apoio da imprensa e atenção de profissionais, destaco:

TRIBUNA DA MADEIRA, jornal, matéria pela jornalista Sara Silvino;
Edição 1150
LINK

TRIBUNA DA MADEIRA, jornal, matéria pela jornalista Sara Silvino;
Edição 1153
LINK

TRIBUNA DA MADEIRA, jornal, social pela jornalista Sara Silvino;
Edição 1154
LINK

RTP MADEIRA,  programa de TV Casa das Artes apresentado pelo jornalista Filipe Gonçalves;
Disponível para assistir, minuto 16:22 do vídeo
LINK

 

ANTENA 1, rádio, entrevista com Marta Cília;
Podcast
LINK

JM, jornal, matéria pela jornalista Catarina Gouveia;
LINK

 

CORREIO DOS AÇORES, 30 de janeiro de 2022

Crónica da Madeira
Os Flamingos de Adonis por: João Carlos Abreu
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Na cobertura através de sites de notícias eu agradeço e destaco:

 

RTP

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MADEIRA SHOPPING
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JM-MADEIRA
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NEWS CISION
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FUNCHAL NOTÍCIAS
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MADEIRA WEEKLY
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D NOTÍCIAS
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MADEIRA ISLAND NEWS
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PORTAL NET MADEIRA
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Agradeço aos amigos e ao público pelas mensagens e inúmeras demonstrações de apoio.